RIR é mesmo o melhor REMÉDIO

Vivemos a um ritmo frenético, num turbilhão de emoções que nos move a cada passo que damos. Muitas vezes dar umas boas gargalhadas é a melhor forma de aliviar o stress.

Alegria, tristeza, saudade, frustração, ansiedade… e todo este ritmo constante faz de nós Humanos. A vida é feita de peripécias, de embaraços de mudanças. O ser humano é, por si só, uma personagem que vive de emoções e que vive intensamente as suas relações amorosas ou de amizade. Esta vivência resulta muitas vezes em situações de harmonia, cumplicidade e afeto, mas infelizmente também gera casos de discussões e mal-entendidos.

O que fazer para melhorar o seu estado de espírito perante as adversidades da vida? Rir! É cada vez mais claro que rir facilita as relações sociais, melhora o nosso estado de espírito e diminui a ansiedade.

Rir traz-nos muitos benefícios fisiológicos, espirituais, e psicológicos… Para além de nos tornar pessoas muito mais agradáveis e desejáveis.

Sorrisos originam sorrisos, e todos nós precisamos de sorrir para sermos felizes!

 

Deixem-se contagiar pelo sorriso

Os sorrisos são de facto contagiantes, tal como as caras chateadas e o mau humor! Isto porque, instintivamente, nós espelhamos nas nossas caras as expressões emocionais das pessoas que nos rodeiam, e esta influência das expressões faciais pode ser muito importante para a nossa capacidade de simpatizar ou não com as pessoas e de perceber que “tipo” de individuo é.

Já repararam que se um amigo estiver a sorrir, começamos a sorrir também, mesmo que de forma inconsciente?! E é tão bom!!

Por isso vamos lá sorrir pois para além de nos tornarmos pessoas mais positivas vamos agradar e fazer mais feliz quem está ao nosso lado.

Sorrir trás muitos benefícios fisiológicos, trás “anos de vida”…

  1. Rir liberta substancias fundamentais para a saúde como a serotonina e endorfinas, que proporcionam relaxamento físico e emocional
  2. Combate o stress e a depressão. Durante uma sessão de gargalhadas, os níveis de cortisol e adrenalina – hormonas do stress – baixam e o nosso cérebro passa a produzir endorfina, hormona responsável por nos deixar mais relaxados.
  3. Estimula os abdominais tornando-os mais fortes e tonificados
  4. Rir com outras pessoas ajuda a criar laços mais profundos com elas
  5. Rir fortalece o sistema imunitário evitando infecções
  6. A rir movimentamos os músculos faciais e todo esse exercício facial estica a pele, retardando o aparecimento de rugas
  7. A rir aumenta a pulsação, o sangue circula mais intensamente no organismo aumentando a oxigenação de todas as células, tecidos e órgãos, melhorando também a absorção dos nutrientes pelos tecidos;
  8. Uma boa gargalhada aumenta a absorção de oxigénio pelos pulmões. Inalamos mais ar e, com isso, a expiração também fica mais forte. Vai melhorar a ventilação, o que contribui na redução de problemas respiratórios crónicos.
  9. Previne também as ulceras pois ao rir o corpo segrega uma enzima que protege o nosso estômago.
  10. Os movimentos que fazemos ao rir fazem uma espécie de massagem no nosso sistema gastrointestinal, melhorando a digestão.

Aprendam a rir mais:

– Sorriam

Façam do sorriso uma expressão comum.

Tentem sorrir enquanto trabalham, correm ou simplesmente enquanto lêm um livro. Transformem a vossa cara para que o sorriso faça parte do vosso dia a dia.

Pratiquem no espelho, verão que daí irá sair certamente uma gargalhada!

Tentem, enquanto se deslocam para o trabalho ou no caminho até ao autocarro, sorrir para cada estranho que passar. É uma forma de praticar. Com certeza iram tirar alguns sorrisos das pessoas a quem sorriram e sentir-se-ão mais felizes por isso… para além de deixarem toda a gente a pensar que são super simpáticos!

 

– Estejam rodeados de pessoas que vos fazem rir

Estar rodeado de pessoas que reclamam por tudo e por nada não vos fará mais felizes.

Rodeiem-se de pessoas divertidas, positivas e engraçadas! Se estiverem num grupo onde haja quem esteja a reclamar tentem mudar de assunto e tomem as rédeas da conversa para algo divertido.

 

– Vejam filmes ou programas de televisão divertidos.

Se o vosso gosto é mais filmes de terror ou suspense, optem por trocar, por uns tempos, por uns filmes mais divertidos … pelo menos até se sentirem mais felizes e optimistas.

Um documentário sobre a vida real ou telejornais que só trazem desgraças podem ser muito interessantes ou necessários para a nossa cultura geral mas se vos fazem ficar tristes, para quê assistir? Optem sempre pela felicidade!

 

– Pratiquem o bem.

Fazer o bem, ajudar quem precisa, ouvir um desabafo… são acções que deixam os outros mais felizes e por consequência nos fazem também felizes.

Procurem ajudar um amigo, dar-lhe mais felicidade… às vezes o que precisam é simplesmente de um sorriso!

 

– Riam de vocês.

Se cometerem um erro, caírem, sujarem-se… riam!

Rir de nós próprios mostra confiança, mostra que sabemos aceitar os nossos erros. Pessoas confiantes são mais felizes!

 – Trabalhem no que vos faz feliz.

Certifiquem-se que fazem todos os dias um trabalho que gostam, ou tentem gostar daquilo que fazem… mesmo que não seja o que mais desejavam estar a fazer! Todos os trabalhos têm o seu quê de especial.

E se não gostam mesmo do que fazem… procurem encontrar outro que vos satisfaça mais! Ficar sentado à espera que ele apareça não o vai fazer aparecer!!

Riam até não poderem mais, aproveitem esse momento para sentir o poder do vosso riso como força motivadora para um estilo de vida mais positivo, que vos levará ao bem-estar psicológico.

“Rir é o único remédio que não é pago, não tem contra-indicações e podem receitar a toda a gente! Aproveitem!”

 

 

Blogs Relacionados
Obrigado